Agenda

Dia 10 de Outubro: Audiência Pública e Ato Público em Brasília

É chegada a hora!

A nossa campanha Conhecimento sem Cortes em conjunto com a Comissão de Ciência e Tecnologia Comunicação e Informática convida a todos e todas para a Audiência Pública e um Ato Público em Brasília. Lembramos que esse dia é uma grande vitória da nossa mobilização! 

Se você estiver em Brasília, venha participar! Pois os eventos são abertos ao público e nossa mobilização vai fazer a diferença. São os eventos finais da nossa campanha e você faz dessa conquista. Em nossa página do facebook, também vamos fazer a transmissão ao vivo dos eventos do dia! 

Esse é o momento para entender o contexto atual do contingenciamento nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação e entender por que os cortes em setores estratégicos do país colocam em jogo o futuro do Brasil. No Ato público vamos ter o grande momento da entrega das + de 80 mil assinaturas! 

- AGENDA CONHECIMENTO SEM CORTES EM BRASÍLIA:

 09h30: Audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática no Plenário 11, Anexo II da Câmara dos Deputados. 
Tema: “Debate sobre o orçamento da ciência e tecnologia, seus cortes e consequências para o desenvolvimento do País” 
Os convidadxs para essa mesa são: Tatiana Roque (Coordenadora da Conhecimento Sem Cortes), Ildeu de Castro Moreira (Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)), Luiz Davidovich (Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC)),  Francilene Garcia (Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti)),  Maria Zaira Turchi (Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap)), Júlio César Felix (Presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti)),  Reitor Emmanuel Zagury Tourinho (Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)),  Robson Braga de Andrade (Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)), Fernando Peregrino (Presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies)) e o Reitor Aldo Nelson Bona (Presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem)). 

🕒 14h: Ato público para a entrega das + de 80 mil assinaturas da petição da campanha Conhecimento sem Cortes, no Salão Nobre da Câmara. Será também divulgado e distribuído aos parlamentares um Manifesto aos Parlamentares Brasileiros.

🕓 16h: Entrega do abaixo assinado ao Presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

R E A L I Z A Ç Ã O & PARCERIAS:
Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj SSind)
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh)
Associação dos Docentes da UNB (ADUnB)
Sindicato do Instituto Federal do Rio de Janeiro (Sintifrj)
Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG - Associação Nacional de Pós-Graduandos)
Associação Nacional dos Pesquisadores das Unidades de Pesquisa do MCTI (ANPesq)
e +++++++++++++++++ entidades defensoras da CT&I!

Dia 2 de Setembro: 2a. Marcha pela Ciência RJ

2a. edição da ⚛️ Marcha pela Ciência RJ: O QUE SERÁ O AMANHÃ?⚛️ 

Assim como a Beth Carvalho, nós também estamos nos perguntando: 
🎶 O que será/ o amanhã?/ Como vai ser/ o meu destino? 🎶

O que será o amanhã sem verbas para as Universidades federais, para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil? Como vai ser o futuro do país frente ao contingenciamento de recursos para áreas tão estratégicas? 

Para pressionar o governo federal a REVOGAR os cortes convidamos todos e todas para a segunda edição da ⚛️Marcha pela Ciência RJ⚛️ que será realizada no dia 2 de setembro, às 15h, na praça Mauá, bem em frente ao Museu do Amanhã.

Venham e tragam suas colegas de pesquisa, alunos, professoras, suas famílias e amigos!

momento é dramático e uma segunda marcha é necessária para mostrar aos deputados federais que estamos de olho na votação da Lei Orçamentária que vai definir a distribuição de recursos para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em 2018. 

#MOBILIZA o máximo de gente na sua universidade, no seu instituto de pesquisa e nos grupos de zap das amigas. 
O momento é de união de forças pela ciência brasileira e pelo futuro do país! 

>> Evento: 2a. edição da Marcha pela Ciência RJ
>> Local: Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, no centro do Rio
>> Trajeto: A Marcha é tipo bloco que concentra mas não sai, ficamos parados na praça mesmo 😉
>> Data: 2/9/2017
>> Hora: 15H
>> Programação: será divulgada em breve!

R E A L I Z A Ç Ã O & PARCERIAS:
Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj SSind)
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh)
Associação dos Docentes da UNB (ADUnB)
Sindicato do Instituto Federal do Rio de Janeiro (Sintifrj)
Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG - Associação Nacional de Pós-Graduandos)
Associação Nacional dos Pesquisadores das Unidades de Pesquisa do MCTI (ANPesq)
e +++++++++++++++++ entidades defensoras da CT&I!

Dia 9 de agosto: Inauguração do tesourômetro em Brasília

Dia 9 de agosto: Inauguração do tesourômetro em Brasília. Agora é a vez de Brasília receber o tesourômetroO evento terá uma mesa sobre a campanha Conhecimento Sem Cortes e ocorrerá na sede da ADUnB, às 17h. É um momento marcante da nossa campanha, considerando que estaremos junto de nossos parceiros conversando sobre a situação da educação, ciência, tecnologia e inovação no país. Além disso, ultrapassando a marca de 30 mil assinaturas na última semana de julho, o evento em Brasília é uma oportunidade de chamar atenção dos políticos e, principalmente, daqueles atuando na Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação. 

O terceiro painel da campanha vai ser inaugurado na 608 Sul, no Plano Piloto. Lembrando que o painel eletrônico mostra, em tempo real, o impacto em reais dos cortes de financiamento federal para as áreas da ciência, tecnologia e humanidades desde 2015, tendo como referência o orçamento federal aprovado para aquele ano.

A campanha Conhecimento Sem Cortes é uma realização: ADUFRJ, ADUnB, SBPC, APUBHSINTIFRJ, ASFOC – Sindicato Nacional, DCE UFRJ Mário PrataAPGUFRJANPESQ e ANPG Brasil.

Participação:

✰ Representantes da ADUFRJ, APUBH, SBPC e ABC (em breve confirmaremos os nomes);

ONDE: Auditório do Centro Cultural da ADUnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro

QUANDO: dia 9 de Agosto

HORÁRIO: às 17H

Créditos de divulgação e assessoria: ASC/ADUnB. 

Dia 18 de julho: Conhecimento Sem Cortes na 69º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) + Inauguração do segundo tesourômetro!

Dia 18 de julho: Conhecimento Sem Cortes na 69º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) + Inauguração do segundo tesourômetro! Após a instalação do #TESOURÔMETRO na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em junho deste ano, o segundo painel da campanha Conhecimento sem cortes foi inaugurado no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele fica na entrada da universidade, de frente para a Avenida Antônio Carlos, um local de grande circulação de carros. O objetivo do contador é revelar ao público em tempo real o valor acumulado dos cortes de investimentos federais nas universidades federais e nos setores de ciência, tecnologia e inovação desde o início de 2015 e sensibilizar a população sobre o impacto negativo destes cortes para a produção nacional de conhecimento.

Durante a #SBPC2017, a nossa campanha lotou um auditório com a mesa “As universidades e os professores diante da crise brasileira”, as duas atividades foram parte da programação da 69ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que ocorreu de 16 a 22 de Julho na UFMG.

Participação:

✰Tatiana Roque (ADUFRJ)
✰Giovane Azevedo (APUBH)
✰Tamara Naiz (ANPG)
✰Clelio Campolina (UFMG)
✰Helena Nader (SBPC)
✰Luciano Mendes (UFMG)

Onde: CAD 2 - Sala C 207 - UFMG 

Quando: dia 18 de julho

 13h às 14h30 

Dia 22 de junho: Lançamento da Campanha Conhecimento Sem Cortes.

Dia 22 de junho: lançamento da campanha Conhecimento Sem Cortes. Neste primeiro encontro público será realizada uma reflexão sobre o impacto dos cortes no orçamento das universidades e dos institutos de ciência e tecnologia já realizados pelo governo. É um primeiro passo para ampliar a mobilização em defesa de nossa estrutura de produção de conhecimento. Todos e todas podem se juntar a esta abrangente frente social em oposição à redução dos investimentos federais na área de ciência e tecnologia e ao sucateamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisa no Brasil.

Apresentações:

Tatiana Roque, presidente da Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj-SSind);

Helena Nader, presidente da SBPC

Roberto Leher, reitor da UFRJ

Nisia Trindade, presidente da Fiocruz

Jerson Lima Silva, diretor científico da FAPERJ

Onde: Casa da Ciência da UFRJ (Rua Lauro
Müller, 3 - Botafogo, Rio de Janeiro)

Quando: dia 22/6 das 18h às 21h00